quarta-feira, 20 de julho de 2011

4 Vidas de um cachorro. Romance Canino e Espírita.

Narrado pelo próprio cão, o livro traz pontos de vista interessantes da interação canina.


          Quem nunca desejou conversar com o seu cachorro? Não uma simples conversa, mas se comunicar de maneira humana e saber o que ele pensa, o que ele quer e entender o porque de suas reações e comportamentos estranhos à nossa compreensão?
          Claro que o Livro "4 Vidas de Um Cachorro", escrito pelo americano Bruce Cameron não vai realizar esse desejo quase secreto de todos os donos de cães, mas certamente pode ajudar a mudar a perspectiva da relação homem - cão.
          O livro é um romance meio que espírita (para quem acredita em reencarnação) narrado pelo próprio cão. Seus pontos de vista são interessantes e particularmente desafiadores para quem  conhece um pouco de comportamento canino. Devido as aventuras enfrentadas pelo personagem, confrontamos o ponto de vista humano e ótica do cão em situações vividas em conjunto.
          Longe de ser um livro revelador ou científico, talvez essa história sirva como exercício interativo e nos leve a buscar uma melhor comunicação com nossos cachorros, desde que possamos admitir que, para entender um cão, temos primeiro que ser claros e transparentes o suficiente para que ele entenda o que queremos.
         Influenciado pelo Cesar Millan, Bruce Cameron  fala muito da energia emanada pelo ser humano e captada pelos sentidos dos cães. O medo, raiva, frustração, amor, alegria e preocupação dos humanos personagens do livro, são bastante explorados pelo autor.
         Diariamente muitos desses sentimentos são transmitidos por mim e por você de maneira inconsciente (ou intencional) aos nossos cães e suas reações frente a essas energias podem estabelecer as bases de nossas interação. Afinal podemos esconder ou fingir sentimentos para outros humanos, mas somos incapazes de fazer isto com cães.
         Mas o que faz esse livro ser diferente dos outros livros e histórias sobre cachorros é a questão do "propósito da vida do cão", ou seja, por que os nossos cães estão nas nossas vidas, além da função de guarda, trabalho ou companhia, o que realmente faz essa vida tão peculiar, participar e mudar nossos destinos proporcionando  experiências tão diferentes?
          Cada pessoa tem uma teoria ou uma história de vida para essa pergunta, mas sem dúvida, só mesmo nossos cachorros sabem exatamente a resposta.
          Para finalizar, esse livro não é leitura obrigatória para quem gosta de cães, mas quem não ler está perdendo uma boa oportunidade de interagir de modo diferente com o mundo canino. Menos científico e mais espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário